Porranca geral em rede nacional
Texto restaurado e remixado
Como quem
não quer nada, provavelmente subornando pelas beiradas, a máfia do álcool recolocou
as garras de fora. A propaganda de bebidas destiladas, que estava banida da TV,
voltou e, pelo vi$to para ficar. Tempos atrás, a multinacional Johnny Walker
veiculou nas principais emissoras um comercial esplêndido que mostrava o Pão de
Açúcar levantando e, como um gigante, saia andando em direção ao mar. No final
do anúncio a mensagem “o gigante não está mais adormecido”. Atualmente uma
fabricante de vodca veicula um anúncio tão bêbado que lá pelas tantas um dos
personagens mergulha dentro de uma moldura de quadro na parede. Nos jogos de futebol
não são raras as placas de propaganda de cachaça na beirada dos campos.
Enquanto em
todo o mundo desenvolvido a guerra contra o alcoolismo chega as vezes ao
radicalismo extremo, no Brasil, onde quase 50 mil pessoas morrem anualmente no
trânsito (80% por causa de quem dirige bêbado) estão afrouxando o nó
descaradamente. Como já disse lá em cima, há sinais de que a máfia da birita deve
estar molhando, muito bem, a facção do governo que libera seus comerciais, sempre
usando jovens de 20 e poucos como atores.
A tal
Operação Lei Seca, todos sabemos, é útil mas, só pega biriteiros eventuais. Os manguaceiros
“profissionais” tem até GPS informando onde há blitz, escapam dessas operações e
saem por aí bebendo e matando.
Não é para
estranhar. Há tempos que a cerveja é tratada como se fosse refrigerante. Os
anúncios vão ao ar em horário nobre, sempre associando a imagem de jovens
esportistas, comedores, etc. Em um desses comerciais, graças a cerveja, o
interior mórbido de uma baleia se transforma em boate. O mesmo ocorre naquele
em que os viciados se jogam no mar infestado de tubarões para pegar uma caixa
de cerveja. Ou seja, vale tudo por um gole. Essa é a mensagem.
Se os
governantes fossem sérios tomariam uma decisão radical (como foi a dos anúncios
de cigarros) e baniriam de vez o marketing do alcoolismo. Mas é nessas horas
que vejo que ainda estamos muito longe de nos tornar uma tribo civilizada.
Mesmo que o gigante da Johnny Walker diga “Keep walking, Brazil”.
A corrupção
não quer saber quem mata ou quem morre. Quer a parte dela e que se dane o
resto. Todo mundo sabe que cerveja é álcool, pega pesado, mas inexplicavelmente
($$$$$$$) é tratada como bebida inofensiva pela Lei.
Conheço alguns
ex-alcoólatras que só bebiam cerveja. Nas lojas de (in) conveniência dos postos
de gasolina (onde obviamente deveria ser proibido vender bebida) o que mais
vejo é cafajestinho de moto comprando ice vodka e cerveja. Ohhhh, a lei diz que
é proibido beber dentro da loja, ohhhh. Eles bebem do lado de fora. E saem, em
disparada para matar ou morrer. O governo? Dorme sobre os bilhões da corrupção
e que se dane o avião.
Comentários
Postar um comentário
Opinião não é palavrão. A sua é fundamental para este blog.
A Comunicação é uma via de mão dupla.