Fases e Frases de Natal

                           
                                                      

Coluna restaurada e reeditada

Curiosamente tive a minha primeira insônia deste 2013, justo no final. Quando já estava pegando no sono, comecei a sonhar que estava dirigindo um carro chinês, o que provocou um imediato sobressalto. Para mim (opinião não é palavrão) carro chinês é pesadelo.

Aí alguém vai perguntar “como é que você afirma se nunca teve um?” e rebaterei com o maior prazer “não tive e nem terei, porque além de ser montado com mão de obra escrava, o carro chinês é o que existe de pior nesse estranho mundo contemporâneo”.

Mas eu estava falando de texto de Natal. Gosto dessa minha birosca por várias razões, entre elas o fato dos leitores participarem ativamente deixando ali embaixo os seus comentários. Acho que cada um traz dentro de si um Natal diferente. Conheço pessoas que amam, outras que detestam.

O meu Natal é totalmente lúdico, tem neve, Papai Noel com trenó puxado por renas num céu azul-petróleo bem frio, crianças as gargalhadas fazendo guerra de bolas de neve e, claro, os sinais de Deus. Quais sinais? Não sei porque Deus sinaliza o tempo todo, de todas as formas, caminhos, descaminhos. Deus é Deus.

Ontem ouvi um cidadão dizer para a sua amiga/mulher/namorada/amasia/não sei, algo do tipo “acho o Natal uma boçalidade”. Não sou de me meter na conversa dos outros, mas por que uma boçalidade? Perguntei a mim mesmo enquanto caminhava perdido numa rua qualquer.

Nesse meu rápido rali à pé pelas cercanias do Humaitá (onde fui a uma festa de amigo oculto) notei, sim,uma euforia meio histérica nas pessoas, mas preferi valorizar as vitrines das lojas que, não sei se por coincidência ou por regulamento fashion, estão mais tradicionais. Numa delas, modernosa de janeiro a dezembro, havia até um presépio completo, com vários populares tirando fotos com seus celulares.

Lembrei ainda do enorme texto de Natal que escrevi ontem para publicar aqui no blog mas que, por razões que ainda desconheço (acho que a mão da auto-crítica estava pesada demais) acabei deletando. Lembro de cenas envolvendo flocos de neve, cachorros, crianças e pinheiros, ou seja, um cenário nada tropical.

Mas, é a tal história, da mesma maneira que o hemisfério norte do planeta jamais conseguirá fazer um carnaval como nós fazemos, nós aqui jamais conseguiremos concretizar o imaginário do Natal como eles conseguem. Por que? Cadê a neve? Cadê o frio? Cadê as renas? Cadê...enfim, cadê, entendeu?

Como disse, não sei quantos textos de Natal escreverei este mês. Mas é bom lembrar que, por trás do Natal, indústria e comércio gostam de alimentar a inflação. Por isso, compre somente o estritamente necessário porque, leio nos jornais de economia, estão especulando demais. Falarei sobre isso mais adiante. Fiquem com algumas reflexões natalinas.

Você não vai encontrar nessas frases nenhuma sacada genial, mas apenas o que alguns escritores, filósofos e pessoas anônimas sentiram e escreveram sobre o Natal. Uma data tão poderosa que só o silêncio da contemplação sabe explicar.

"Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decide criar como reflexo de seus valores, desejos e tradições." (Bill McKibben).

"O Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. A única época que conheço, no calendário do ano, em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações."(Charles Dickens)

"Natal é tempo de encontros e reencontros, procure ser e fazer feliz . É tudo o que importa!   (L. Bonotto)

"Será que diante de tantas evidências de felicidade seria utópico conseguirmos fazer do Natal uma data que se repetisse, trezentas e sessenta e cinco vezes por ano?" (Ivan Teorilang).

"Lembre-se, se o Natal não é achado em seu coração você não o encontrará debaixo da árvore" (Charlotte Carpenter).

"Ainda que se percam outras coisas ao longo dos anos, mantenhamos o Natal como algo brilhante. Regressemos à nossa fé infantil." (Grace Noll Crowel).

"A única pessoa realmente cega na época de Natal é aquela que não têm o Natal em seu coração." (Helen Keller).

"Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para a paz, para entendimento, e para benevolência dos homens." (Autor Desconhecido).

"Paz e generosidade e ter graça é compreender o verdadeiro significado de Natal." (Calvin Coolidge).

"Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor." (Hamilton Wright Mabi).

"É tempo de reflexão, vejamos o que construímos de bom para a humanidade e, em todo Natal, façamos esta reflexão para que possamos construir um mundo melhor." (Bruno Calil Fonseca).


Comentários

Postagens mais visitadas