Se a corrupção permitir as mortes nas estradas podem diminuir

                           
                                                      


Primeiro ato. Faz tempo, bastante tempo. Nem existia telefone celular e a ponte Rio-Niterói não estava privatizada. Lembro que era o governo daquele...daquele...daquele Sarney que foi vice do outro, o Tancredo. Que patifaria, hein?

A ponte era uma buraqueira só, metade dos postes estava sem luz, era um verdadeiro rali. Meia noite e poço. Perto do vão central (ando devagar) um caminhão me deu uma fechada. Dava para notar que o motorista estava completamente bêbado.

Não discuti. Acelerei forte, cheguei bem antes dele a praça do pedágio, demorei para encontrar alguém da Polícia Rodoviária. Achei. Achei e narrei. Caminhão cor tal, marca tal, placa tal. O policial garantiu que iria agir com rigor.

Entrei no carro e saí. Parei lá na frente para ver o que iria acontecer. O policial de fato mandou o caminhão encostar. O motorista abriu a porta, saiu, e os dois (não havia outro policial) ficaram conversando.

Deixei o carro apagado porque achava que o motorista ia em cana, pois cambaleava na frente do policial. Lá pelas tantas...esfreguei os olhos porque era duro de acreditar...mas, lá pelas tantas o motorista foi na carroceria, pegou duas galinhas brancas, deu para o policial, entrou no caminhão e foi embora. Nunca mais esquecerei porque acabava ali a minha confiança em qualquer coisa que tenha o odor do Estado.

Mas, vamos lá. Vi no fantástico que o INSS vai cobrar dos motoristas que matam e sequelam nas estradas vão ter que pagar a conta, ou seja: por exemplo, bebeu, bateu, aleijou alguém? Vai ter que pagar o tratamento, pensão por invalidez, etc. Dessa forma, o governo acha que a conta de 40 bilhões de reais por ano que gasta com vítimas do trânsito vai baixar porque: 1 – com o risco de morrer numa grana muita gente vai seguir a lei; 2 – com assassinos pagando o governo vai economizar. Mas e a corrupção? E as galinhas, “leite das crianças” e outros ingredientes da industria do jabá que impera em muitos lugares?

Se a corrupção deixar (vai deixar?) essa ideia é boa porque (o INSS tem razão) com a possibilidade de dor no bolso muitos inconsequentes beberão menos ou até vão parar de beber antes de singrar (e sangrar) as estradas. Certo? Certo, mas e a corrupção?

Bom, a corrupção só morre a pauladas. Você tem celular com câmera? Eu tenho. Se eu gravasse a imagem das galinhas brancas e mandasse para uma emissora de TV forte, com certeza ia dar confusão. O policial provavelmente seria demitido e um flagrante desses faz com que os colegas corruptos de todo o país fiquem de orelha em pé.

Tá, tá bom, os menos otimistas acham que o preço do jabá vai subir, mas, bem ou mal, se todos nós gravarmos, fotografarmos e levarmos (ou enviarmos) para a mídia, a coisa dá uma travada. Dá, sim. Só não vale meter político no meio porque aí, de Tancredo em Tancredo, de Sarney em Sarney, deu nisso que está aí. Ou não?


Comentários

Postagens mais visitadas