Cine Arte UFF vai ser reinaugurado dia 9

Até que enfim! Após anos e mais anos de reforma, o Centro de Artes da UFF (cinema, teatro e galeria de artes) vai ser reinaugurado no próximo dia 9 de junho. A informação é de Gilson Monteiro em sua página no Globo, caderno Niterói.

Luz, som, segurança, tudo absolutamente de última geração. Para nós que vivemos em Niterói e amamos, por exemplo, o cinema, é uma grande notícia. Se for mantida a mesma (e tradicional) filosofia do Cine Arte UFF (filmes de arte e alguns alternativos), somada a alta tecnologia, estaremos bem servidos. Mais: Gilson informa que o teatro vai ser a nova morada da Orquestra Sinfônica da Universidade, uma das melhores do país.

Inaugurado em 1969 por Nelson Pereira dos Santos, o Cine Arte UFF é um patrimônio cultural do país. Ali, gerações e mais gerações conheceram grandes diretores como o próprio Nelson, Cacá Diegues, Bergman e dezenas de outros que ganharam homenagens especiais. Foi lá que assisti ao documentário que mostra o fim dos Beatles, “Let it Be” e também ao showzaço do Led Zeppelin registrado pelo filme “Rock é Rock mesmo”.

Amigos e colegas vinham do Rio para participar dos festivais promovidos naquele cinema que deve manter como diretor de programação o grande Paulo Máttar. A UFF inaugurou o curso de cinema no Brasil e, em vários momentos, alunos mostravam seus curtas e média metragens em séries especiais que foram produzidas nos anos 1970, 80 e 90. Ou seja, além de mostrar para o público o bom cinema não comprometido com grandes bilheterias o Cine Arte UFF serve, também, de laboratório para a sua faculdade de cinema com a participação do público.


A reinaugração do Centro de Artes da UFF é, sem dúvida, a notícia cultural mais importante deste ano no Brasil. Vale conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas