Está difícil ouvir boa música, mas ela existe



Vamos combinar que as músicas que estão nos primeiros lugares nas paradas de todo o mundo (sem exceção) são ruins, o que aponta para uma outra questão: o péssimo gosto das massas. É lógico que respeito o direito das pessoas comprarem Luan Santana, Gustavo Lima e dezenas e mais dezenas de outros que navegam nos turbulentos mares do baranguismo cultural. No entanto, não vou atirar pedras e sim buscar opções.

Sempre foi assim. Historiadores dizem que desde que “inventaram” a música popular, as mais cultuadas pelos povos são de péssimo gosto. Aqui no Brasil, não há uma fase, um período de exceção. Primeiros lugares sempre foram ocupados por barangas, mas fazer o que? Nada? Que isso? Vamos buscar as opções no chamado mercado alternativo que está sempre cheio de coisas valiosas. No mainstream, vulgo esquemão, escapam, felizmente, Caetano, Gil, Chico e muito mais do que uma meia dúzia de todas as gerações.

Para se ouvir boa música no rádio, antes da invenção do streaming na internet, era uma luta. Hoje, você acessa www.spotify.com, em um minuto baixa um programinha, em mais um faz o cadastro e prono: milhões e milhões de discos de todos os gêneros, do clássico ao punk, a sua disposição. Outra opção? O também sensacional Rdio: www.rdio.com. Quer ouvir rádios afinadas com o seu gosto? Vá até www.radios.com.br e escolha uma entre milhares que são oferecidas no maior cardápio de opções radiofônicas do mundo. Radios.com.br é sensacional e fica na cidade de Varginha (MG), terra dos E.T.s. Tem radio de bossa nova, rock, blues, jazz, samba, chorinho, notícias, efeitos especiais, tudo da melhor qualidade. É só dar um clique.

Destaque para a Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles (http://ims.uol.com.br/radiobatuta) que traz o melhor da tradição da MPB e ainda a Radio Vitrola (www.radiovitrola.net) com a nata de tudo que é bom em vários universos e para quem gosta de flash backs a Radio Good Times (www.radiogoodtimes.com.br) arrebenta.

As cidades estão cheias de shows em circuitos alternativos que estão revelando ótimos artistas. Vale conferir e saber quem é quem frequentando diariamente o portal do Ronca Ronca, de Maurício Valladares, que fica em www.roncaronca.com.br  Em outras palavras, da mesma forma que a música ruim, chula, de baixa qualidade impera no chamado esquemão, a música boa, limpa, gostosa, de todos os gêneros e estilos sempre arrebentou e vai continuar arrebentando nos circuitos e mídias periféricas. Cabe a nós correr atrás.

Comentários

Postagens mais visitadas