Figuraça de hoje: Jim Marshall, o inventor do megafone do rock

    Jim Marshall
    Parede de Marshalls
    Jimi Hendrix
         Eric Clapton
    Jimmy Page
James Charles "Jim" Marshall (29 de julho de 1923 - 5 de abril de 2012) conhecido como o “pai do volume” ou “senhor da pauleira” foi um empresário inglês e pioneiro da amplificação de guitarra.

Sua empresa, a Marshall Amplification, criou os equipamentos que são usados por alguns dos maiores nomes do música rock, transformando os amps em ícones do rock and roll. Entre os músicos que usaram (e usam) Marshall a vida toda estão Jimi Hendrix, Jimmy Page, Eric Clapton, Ritchie Blackmore, entre muitos outros.

Em 2003, Jim Marshall foi premiado pelo governo inglês pelos "serviços a indústria da música e à caridade ". Ele é considerado um dos pais de equipamentos de rock, juntamente com Leo Fender e Les Paul .

Em 1960, Marshall era dono de uma loja de música em Hanwell, oeste de Londres, que vendia bateria  mas em seguida especializou-se em guitarras. Seus muitos clientes incluíam Ritchie Blackmore, Big Jim Sullivan e Pete Townshend que queria um tipo de amplificador, "maior e mais alto". Jim não perdeu a oportunidade.

Contratou o aprendiz de eletrônica Dudley Craven de 18 anos, que estava anteriormente trabalhando para gravadora EMI e, com a ajuda dele, começou a produzir amplificadores protótipos, resultando na fundação da Marshall Amplification, em 1962. Dudley fez seis tentativas para criar o amplificador que Jim Marshall achava ideal e foi testado por Pete Townsend, do The Who, que batizou "o som Marshall", que revolucionou a música.

Enquanto a empresa crescia, Marshall expandiu seus produtos e lançou vários modelos de amplificadores. Assim que começou a produção em série músicos como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Jimmy Page estavam usando seu equipamento. A "pilha de Marshall", uma parede de preto, armários revestidos de vinil, um sobre o outro, era visto como a personificação física do poder, a majestade de rock.

Jim Marshall morreu em 5 de abril de 2012 em um hospício em Milton Keynes, Buckinghamshire. Ele tinha 88 anos. Músicos incluindo Paul McCartney, Slash, Dave Mustaine do Megadeath, e o baixista Nikki Sixx do Mötley Crüe prestaram homenagens a ele.


Todos os anos, em 5 de abril guitarristas de todo o mundo gravam vídeos contendo um minuto de esporro, em vez de 1 minuto de silêncio, como um tributo ao criador do Marshall. 

Comentários

Postagens mais visitadas