O Led Zeppelin sempre plagiou, mas continua genial. Ouça aqui 27 minutos de supostas músicas chupadas por Jimmy Page

No dia 10 de maio, Jimmy Page e Robert Plant vão sentar no banco dos réus no Fórum de Los Angeles. São acusados de plágio. Advogados da banda norte-americana Spirit vão tentar convencer a Corte que Jimmy Page chupou a introdução do clássico "Stairway To Heaven" da obscura canção Taurus. Aqui, as duas músicas para você comparar:
                                                                                       Não é segredo para ninguém que o Led Zeppelin sempre plagiou, em especial de seus mestres do blues. Jimmy Page, fundador da banda, guitarrista e produtor, perdeu vários processos e acabou tendo que pagar e acrescentar nomes como o do magistral Willie Dixon como parceiro. Aqui, um certo Gom faz uma boa análise dos plágios do Led Zeppelin e mostra vários momentos. Vale a pena ouvir:

Como Gom diz, o blues teve muitas canções propagadas por aí, sem um autor definido. Mas, acho que em vários momentos Page foi lá e crau! O que não tira a sua genialidade, já que estamos falando de um dos mais extraordinários e completos músicos populares do século 20. No caso de "Stairway To Heaven", há uma certa semelhança, mas não enxergo ali um plágio.

E você?

Comentários

Postagens mais visitadas