Zak Starkey: baterista do The Who é muito mais do que “o filho de Ringo Starr”

                                                        Aos 11 anos, com o padrinho Keith Moon, o "tio Keith"
                                                      Tocando no The Who
                                                      Com o pai (1)
                                                    Com o pai (2)
                                                      Com o pai (3)
                                                       Tocando no calçadão de Ipanema
O monumental show do The Who no Rock in Rio ainda ecoa em mim e, com certeza, nas almas de meu irmão Fernando Cesar e dos amigos André Valle e Liliane Yusim. Foi demais ver e ouvir ao vivo a banda que me capturou quando eu tinha uns 12 ou 13 anos. Eternizei aqueles momentos de emoção que quase viraram lágrimas num DVD que consegui, altíssima qualidade e que assistirei sempre.

Esse show confirmou a genialidade de Pete Townhend (guitarras, voz, teclados etc.) como o maior compositor/intelectual/pensador da humanidade contemporânea, lado a lado com Bob Dylan, opinião do amigo Maurício Valladares, que compartilho. Parte da história desse gigante, um garoto de 72 anos está aqui: https://www.allmusic.com/artist/pete-townshend-mn0000842351 . A íntegra de sua biografia, que ele mesmo escreveu, mora aqui: https://www.estantevirtual.com.br/b/pete-townshend/pete-townshend-a-autobiografia/751281022?q=Pete+Townshend

Todo mundo (???) sabe que o baterista do Who, Zak Starkey, é filho de Ringo Starr. Só que muito mais do que isso, Zak é hoje um dos melhores bateristas de rock do mundo, uma história que começou graças a seu padrinho, o fulminante e muito saudoso Keith Moon (o maior batera do universo). Fisguei esse pedaço de biografia:

Zak Richard Starkey (nascido em 13 de setembro de 1965) é baterista há mais de 30 anos. Ele toca e grava com a banda inglesa The Who desde 1996. Foi também do Oasis, e trabalhou com Johnny MarrPaul Weller, The Icicle WorksThe Waterboys , ASAPThe Lightning Seeds e John Entwistle (ex-baixista do Who, morto em 2002) . 

Nasceu em Londres, filho do baterista dos Beatles Ringo Starr e Maureen Starkey Tigrett , primeira esposa de Starr.  Aos oito anos Zak se interessou pela música quando o baterista Keith Moon, do The Who, que chamava de “tio Keith” lhe deu um kit de bateria Premier. Moon foi um dos amigos mais próximos de Ringo Starr e o padrinho de Starkey, e apesar de "nunca se sentarem juntos em um kit de bateria", ele disse que tocava com ele como menino, cada um na sua bateria. O kit de bateria dado por Moon foi mais tarde vendido na Sotheby's por doze mil libras e até hoje Zak se arrepende de ter vendido. 

Aos 10 anos decidiu aprender a tocar a bateria. Seu pai lhe deu apenas uma lição, mas depois o desencorajou. Não queria ver o filho envolvido com música. O garoto continuou tocando sozinho, acompanhando discos do The Who tentando aprender com o padrinho Keith Moon. Tinha 13 anos quando Moon morreu aos 31, de overdose, em seu apartamento em Londres. Zak não toca no assunto mas disse uma vez que “foi o dia mais triste de minha vida”.

Embora Ringo, hoje, elogie as habilidades de seu filho, diz que queria que o filho fosse advogado ou médico, da mesma maneira que Keith Richards quis que seu filho Marlon fosse contador ou advogado quando este insinuou que queria ser músico; Richards conta essa história em sua biografia “Vida”.

Não teve jeito e Ringo teve que entubar. Com 12 anos, Zak Starkey já estava se apresentando em pubs e depois foi membro de uma banda de garagem chamada "The Next".  Ele frequentou Highgate School até 1981, quando chutou o balde.

No início dos anos 1980 ele tocou no grupo Spencer Davis. Casou em 85 com Sarah Menikides. Sua filha Tatia tem 32 anos. Gravou uma versão musical de Wind in the Willows com Eddie Hardin . No mesmo ano (vejam vocês!) ele se juntou ao pai em Sun City por Artists United Against Apartheid . Ele substituiu Chris Sharrock como baterista no Icicle Works em 1989, deixando a banda um ano depois. Em 1989, tocou no álbum Silver and Gold , um trabalho solo lançado pelo guitarrista de Iron MaidenAdrian Smith .

Na década de 1990, Starkey trabalhou com Ringo Starr e His All-Starr Band e com o álbum solo baixista do Who, John Entwistle, chamado The Rock . Em 94 se juntou a Entwistle e outro membro do Who, Roger Daltrey , em uma turnê intitulada Daltrey Sings Townshend . Em 1996, Starkey deixou sua banda, Face, para trabalhar com o Who na turnê Quadrophenia . Ele foi louvado pela imprensa musical por seu talento, sem tentar imitar Keith Moon. Tanto Pete Townshend quanto Roger Daltrey dizem que Starkey é o melhor para a banda desde Keith Moon .

Hoje, Zak Starkey banha o planeta com o seu talento e humildade. Fala com qualquer um na rua e chegou a tocar no calçadão de Ipanema com os cariocas da Beach Combers, no dia seguinte ao show do Who.





Postagens mais visitadas