O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues. Magistral!



                                                                           
Pode parecer lugar comum dizer que uma pessoa se superou. Não importa. Cacá Diegues não só se superou como mais uma vez inovou com o seu magistral “O Grande Circo Místico”, em cartaz nos melhores cinemas.

Para mim, valeu a pena esperar. Tentei assistir duas vezes, mas a lotação dos cinemas estava esgotada (que bom!). Nesta terça-feira comprei o ingresso de manhã pela internet e finalmente assisti, por sinal numa sessão que também estava esgotada. Fico muito feliz com esse sucesso mais do que merecido e recomendo a todos que assistam numa sala de cinema.

“O Grande Circo Místico” é cinema de arte de vanguarda, no sentido literal da expressão, brindado com uma plástica impressionantemente bela, trilha sonora, maravilhosa e uma história que é um verdadeiro poema brasileiro de luz, cor, choque, com uma leve camada de absurdo. Amores, dramas, antagonismos de cinco gerações de uma mesma família circense, da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 aos dias de hoje. Celaví, o mestre de cerimônias que nunca envelhece, mostra as aventuras e os amores dos Knieps, do apogeu à decadência.

Cacá abriu um cofre de afetos, desafetos, nascimentos, ressurgimentos, severas adversidades existenciais, conflitos, amor, traumas, um oceano de situações que giram incessantemente sob a lona do Grande Circo Místico.

A indicação para o Oscar de 2019, além de justíssima, faz todo sentido porque “O Grande Circo Místico” mostra os poros do jeito brasileiro de sentir, olhar, sofrer, nossa maneira incansável de ver o mundo, as pessoas, as estrelas os cometas. Os cometas...que maravilha. Tudo sob o olhar firme e atento de um diretor que sempre esteve e se mantém muito a frente do nosso tempo e que é mestre em humanizar a farta tecnologia de audiovisual disponível.

O elenco é fabuloso, de extremo talento. Cacá Diegues deu o ritmo certo a história para apreciarmos as vidas exibidas na telona (repito: como faz bem ver este filme de Cinema num cinema) com calma, com direito a reflexão em tempo real, livres da correria.

Lógico que irei assistir “O Grande Circo Místico” outras vezes. E no cinema. Uma obra genial do grande Cacá Diegues, orgulho da nossa cultura que ele transforma em interplanetária.

Produção Executiva – Renata Almeida Magalhaes

Trilha sonora -  Chico Buarque e Edu Lobo

Elenco – Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer,  Rafael Lozano, Catherine Mouchet, Antônio Fagundes, Vincent Cassel, Mariana Ximenes, Marina Provenzzan, Juliano Cazarré, Flora Diegues, Luiza Mariani, Dawid Ogrodnik, Amanda Britto, Louise Britto, Albano Jerónimo, Daniela Faria, João Santos Silva, Nuno Lopes.




Comentários

Postagens mais visitadas