Ótimo filme, “Minha Fama de Mau” é um mergulho na vida de Erasmo Carlos e da Jovem Guarda


                                  Gabriel Leone, Malu Rodrigues e Chay Suede
                                                     Roberto e Erasmo na estreia
                                             lui Farias, Erasmo e L.G Bayão
                                                                      Malu Rodrigues e Wanderleia
                                                             Chay Suede e Erasmo

Largue o que estiver fazendo e voe para um cinema.

Assisti ao filme “Minha Fama de Mau” e pude sorver livremente momentos que me conduziram ao início dos anos 1960 a virada para os 70. A música é um banco de memória com o poder de nos arrastar em viagens pelo tempo e o som da Jovem Guarda, em especial do Erasmo Carlos, me devolvem às cores, aromas, a grande festa que marca o início da adolescência, também conhecido como puberdade.

O roteirista L.G. Bayão fez uma releitura muito saudável do excelente livro que deu origem ao filme, “Minha Fama de Mau”, do Erasmo. Logo no início, sente-se uma nova linguagem visual que insere imagens em jornais antigos, outras desfilando pela tela, intrigando, estimulando, apresentando o cenário onde a incrível história e envolvente de Erasmo Carlos acontece.

Como era lindo o Rio de Janeiro. Como era humano, gentil, generoso. Como era cidade o Rio de Janeiro nos anos 1970/80.

A direção de Lui Farias dá espaço para que Chay Suede dê um banho de interpretação, no papel do Erasmo. Ele, Chay, também canta várias músicas e sua veia roqueira aparece em cenas onde percebemos, por exemplo, que ele toca mesmo o violão, sem dublagem.

Sentado ao lado de Roberto Carlos, na estreia, Erasmo comentou que “dei força para o Chay (Suede), o Gabriel (Leone) e a Malu (Rodrigues) gravarem as músicas. Eles cantam muito bem e eu não aguento mais ouvir as minhas versões”.

O filme regravou clássicos da Jovem Guarda como “Vem Quente que Eu Estou Fervendo” e “Festa de Arromba” para o filme. O Tremendão contou que uma das cenas que mais o emocionaram foi aquela em que o chapa Roberto Carlos o apresenta “Amigo”, feita em sua homenagem.

Também está ótimo o Gabriel Leone no papel de Roberto Carlos. Talentoso, não se preocupou em ser clone do cantor o que foi ótimo. Inclusive, ele sequer manca, como o Roberto.

Malu Rodrigues vive Wanderléia, a “Ternurinha”, que ganhou o apelido após dar um “coice” no próprio Erasmo que estava no ar na Rádio Guanabara substituindo o show man Carlos Imperial.

A mistura de imagens reais da jovem guarda com as imagens criadas matam a saudade daqueles que, direta ou indiretamente tiveram contato com o iê iê Iê brasileiro e podem rever a segunda geração do rock brasileiro sacudir as estruturas.

Diversões, brincadeiras, muita gargalhada, a Jovem Guarda foi uma festa, para milhões de pessoas e, principalmente, para os artistas envolvidos. Um cometa que passou rápido, muito rápido, de 1964 (final) até 1967 (final). Na cabeça do cometa, Erasmo, Roberto e Wanderléia. 

A fase dramática de Erasmo Carlos, quando a Jovem Guarda acabou, ele e Roberto se afastaram, o ostracismo bateu na porta é bem realista. Um realismo que mostra que o Tremendão foi salvo por uma música corajosa, “Sentado a Beira do Caminho”, quando ele  quase descreve esse momento abissal de sua vida. Ouça o original aqui:  https://bit.ly/2GD2xxN .

Cenas de beleza embaladas pelo como o clássico “Meu Mar”, até pelo lirismo com aroma de adolescência que a música evoca, mexe com todo mundo. Ouça o original aqui:  https://bit.ly/2BO9EiT  

“Minha Fama de Mau” é um filme para fãs de Erasmo (e da Jovem Guarda), curiosos, saudosos, a garotada que quer saber o que foi, afinal, aquele furacão que varreu o país.

A Sinopse

Na Tijuca dos anos sessenta o jovem Erasmo Carlos alimenta uma paixão: o rock and roll. Fã de Elvis, Bill Haley e Chuck Berry, ele aprende a tocar violão enquanto vive de sonhos, bicos e pequenas delinquências.

Sua fama de roqueiro atrai Roberto Carlos, e logo se tornam parceiros e amigos. Um mega sucesso chega com a Jovem Guarda, programa de televisão onde Roberto, Erasmo e Wanderlea são a atração principal.

"Minha Fama de Mau" é um mergulho emocionante na música e na vida de Erasmo Carlos que, com cabeça de homem e coração de menino, se tornou o Tremendão, símbolo vivo do rock nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas