Assim na Terra como no Céu


Há quase 40 anos frequento uma Reunião de Oração semanal onde durante uma hora e meia me conecto a Deus. O Deus a que me refiro é o tradicional, Pai de Jesus, Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra. É a esse Deus que me entrego 24 horas por dia e agradeço por estar vivo. Há anos, Deus me presenteou com um milagre e me deu uma segunda vida, que procuro honrar a cada minuto, a cada segundo, em gratidão. Graças a Deus sou um sobrevivente, porque Ele assim quis.

Os tempos presentes duros, muito duros, me levam a perguntar, magoado, “afinal, quais os Seus planos para Mim, Senhor?”, sabendo que é uma pergunta que vai ser levada pelo vento, sem resposta, porque ninguém conhece os planos de Deus. Ninguém fala por Deus. Ninguém pode cobrar alívio eterno porque não é essa a proposta de Deus. Que o diga Jó, exemplo de persistência, de fé absurda (https://bit.ly/2G3XEwk) , submetido a provações desumanas, mas resistiu e em nenhum lapso de tempo perdeu a fé.

Deus está aqui do meu lado, agora enquanto escrevo, como está também do seu lado; está ao lado de todos no planeta e fora dele. Aprendi com o Josué e o Téo e o maravilhoso saber bíblico deles, na nossa Igreja Presbiteriana Betânia ( https://igrejabetania.org/)  , que Deus adora os nossos problemas, angústias, dramas, conflitos. Ele pede que deixemos esses fardos a seus pés para que Ele resolva. No tempo Dele. No tempo Dele. No tempo Dele. Por maior que seja o desespero, a angústia, a dor, temos que esperar o tempo Dele, na certeza de que tudo será resolvido. 

É uma certeza muito profunda, uma luz, um copo d’água, um afago, um e-mail amigo que chega do nada, um lenço enxugando as lágrimas, uma música, uma fala, um poema.

Nesse momento de solidão profunda, é maior a inexplicável presença de Deus. Foi esse sentimento, esse afago espiritual, que senti em uma noite de junho de 1985 quando fui a Igreja Betânia pela primeira vez, levado pelo amigo Roberto Marra. Ela funcionava sob uma lona, semelhante as circenses, uma simplicidade total, mas que força! Que força tinha aquela humilde casa de Deus.

Aquele lugar mágico no bairro de São Francisco, Niterói, que alguns chamavam de tabernáculo (referência - https://bit.ly/2UhGwft) mudou a minha vida. Me trouxe pessoas que se tornaram eternamente especiais, transformou o caos em que eu me encontrava numa terra pronta para o cultivo de novos projetos, novas chances, novas possibilidades.

Nessa época, o Roberto me apresentou ao Téo Elias, uma das pessoas mais especiais que Deus colocou no meu caminho e que naquela época, em conversas privadas, ouviu a minha história, os meus encontros, desencantos, frustrações, aliadas ao torpor da depressão. Foi a mão de Deus que colocou em meu caminho os muito saudosos Edgard Porto (médico psiquiatra, meu amigo) e Odyr Uzeda (médico, psicanalista junguiano) e, emocionalmente, me ergui. Claro, mais a frente outros tropeços porque assim é a vida e Deus não garante felicidade eterna a ninguém. Ele garante vida e nos prepara para as tempestades.

Através do Téo, conheci o Josué Rodrigues, (tenho a ambos como profundos amigos) que perturbo com minhas dúvidas, meus questionamentos, minha dor. Téo e Josué são sinceros quando falam de meus valores éticos, existenciais, profissionais. Eles entendem o significado do amor para mim, o medo que tinha dele (sim, perdi o medo do amor) e a minha fraca certeza (admito, fraca) de que a solidão vai deixar o meu coração e um dia e serei brindado com toneladas de afeto. Por sinal, e modéstia a parte, merecido.

Não vou mentir. A pergunta clássica “Senhor Deus, o que fiz para isso estar acontecendo?” continua ecoando, mas cada vez mais (vejam que absurdo) a certeza de que a solução está próxima cresce, avança, e seja lá o que fiz no passado para que isso esteja acontecendo (se é que fiz alguma coisa) Deus sabe a resposta e ponto. Cobrar que Ele diga é insanidade.

A convicção de que Deus tem um plano para mim conforta. Para mim e para todos nós. Em minhas orações espontâneas - várias vezes por dia as orações “chovem” sobre mim - eu agradeço a quem esteve, está e estará comigo. Com a certeza de que estou e estarei sempre com vocês.

Grato.

P.S. – Não sei que deus é o da bancada evangélica, dos caras que vendem milagres na TV em nome dele, dos vendilhões da fé, mas estou certo de que esse deus não é o Deus que conheço.

Comentários

Postagens mais visitadas