Documentário autoproclamado “definitivo” pouco revela sobre Robert Johnson


Uma boa série chamada “ReMastered”, da Netflix, investiga os maiores mistérios não resolvidos do mundo da música. Uma grande sacada, mas dessa vez pisaram na jaca.

“ReMastered: O Diabo na Encruzilhada” em tese seria sobre Robert Johnson, o mais enigmático bluesman, morto por envenenamento em 1938 aos 27 anos. De toda a série, é o pior episódio.

A série já exibiu um episódio sobre Bob Markey (a história da tentativa de assassinado), sobre o encontro de Johnny Cash com Richard Nixon e suas consequências, a execução brutal de Victor Jara em Santiago, Chile, 1971. Ele era considerado o Bob Dylan latino-americano e Pinochet mandou matar.

Pouco se sabe sobre Robert Johnson e esse documentário quase nada acrescenta, além das baboseiras de sempre; o tal pacto com o demônio, os sumiços estranhos, a ausência de fotos (só existem duas), nenhum registro em filme. Apesar de fraco, é bom ser visto porque de bola na trave em bola na trave as vezes sai um gol.

A lenda diz que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, com seu violão e uma garrafa de uísque falsificado. Coisa ruim teria pego o seu violão e afinou um tom abaixo.  Johnson pegou de volta, tocou como nunca e se tornou um grande guitarrista.
Ele gravou apenas 29 músicas em um total de 40 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em junho de 1937.

Treze músicas foram gravadas duas vezes e continuaram sendo interpretadas e adaptadas por diversos artistas e bandas, como Led Zeppelin, Bob Dylan, Eric Clapton, The Rolling Stones, The Blues Brothers, Red Hot Chili Peppers e The White Stripes.

Envenenado por ter azarado a mulher do dono de um bar

Em 1938 durante uma apresentação no bar "Tree Forks", Johnson bebeu uísque envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar, enciumado porque o músico supostamente azarou a sua mulher. Sonny Boy Williamson, que estava tocando com Jonhson, havia alertado sobre o uísque batizado, mas Robert ignorou.

Johnson se recuperou do envenenamento, mas contraiu uma pneumonia e morreu três dias depois, em 16 de agosto de 1938, em Greenwood, Mississippi. Há outras versões para sua morte: teria morrido envenenado pelo uísque, de sífilis e assassinado a bala dentro do hospital. Seu atestado de óbito cita apenas "No Doctor" (sem médico) como causa da morte.

“Remastered” poderia ter ido mais fundo, mas optou pelo sensacionalismo.




Comentários

Postagens mais visitadas