Nem Kennedy, nem Khrushchev, nem Fidel Castro. O fim do mundo é a obra prima de Trump e seus pelegos

                          Misseis em Cuba. Milhares de fotos foram feitas pelos aviões espiões U2
    No vídeo, o que foi a crise dos mísseis.

No passado perguntava-se se o mundo iria acabar em água ou em fogo? Em fogo, respondia a maioria, associando o fim do planeta Terra a uma suposta terceira guerra mundial, evidentemente nuclear.

Chegamos muito perto do fim de tudo entre 16 e 28 de outubro de 1962, na crise dos mísseis em Cuba quando aviões de espionagem norte-americanos (os temidos U2 - daí o nome da banda - em atividade até hoje) fotografaram mísseis nucleares da União Soviética em Cuba.

Estados Unidos e a então URSS chegaram perto do fim do mundo quando John Kennedy disse ao primeiro ministro Nikita Khrushchev que se os mísseis não fossem retirados os EUA iam despejar bombas nucleares e pulverizar Cuba. Khrushchev rebateu dizendo que não ia retirar míssil nenhum e que, para começar, iria extinguir Nova Iorque, também com uma chuva de bombas nucleares.

Foi o mais próximo que se chegou ao início de uma guerra nuclear em grande escala durante a Guerra Fria que, em suma, iria eliminar o nosso planeta.

Durante 13 dias (meio que uma contagem regressiva) as pessoas se prepararam para o fim. Nos EUA, muita gente viajou para se despedir de parentes. Na Europa também.

Depois de tensas negociações, Kennedy e Kruschev fizeram um acordo que contou com a participação (secreta) do papa João 23 e o fim do mundo foi adiado.

Adiado para agora.

Donald Trump fez do fim do mundo a sua obra prima, parece gostar de ver as labaredas consumindo boa parte dos Estados Unidos. No Brasil, lambem o Centro Oeste, o interior de São Paulo, de Minas, num inverno doente, anormal. O governo ignora.

Essa seca está prevista pela ciência há tempos e é registrada no documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de Davis Guggenheim, de 2006 (há 14 anos) sobre a campanha do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, para alertar o mundo sobre o aquecimento global.

Não adiantou.
                                            

Comentários

Postagens mais visitadas