Texto inédito, "Memória d'Alma", com Juliana Teixeira, estreia no Rio

Peça dirigida por Guilherme Scarpa e Camilo Pellegrini coloca a questão do abuso sexual em primeiro plano

                                                                                   
                                                     Foto: Camila Marchon

Baseada em histórias reais, a peça "Memória d'Alma" expõe um acerto de contas entre uma mulher, vivida por Juliana Teixeira, e seu filho mais velho, personagem de Niaze Neto. Numa cela de cadeia, eles passam suas histórias a limpo e relembram episódios marcantes de assédio, crueldade, omissão e o abuso que o menino sofreu do pai.

"Acima de tudo, o texto mostra um drama familiar muito potente. Com isso, faz uma denúncia sobre um assunto que não pode mais ser silenciado, varrido para debaixo do tapete. É uma história que revela a hipocrisia, a doença, e crimes que acontecem diariamente, não só em regiões inóspitas do país, como em grandes capitais", diz o diretor Guilherme Scarpa.

Seca, brutal e urgente - já que toca em temas amplamente discutidos nos dias de hoje, como empoderamento, assédio sexual e o abuso -, a dramaturgia de Fabiano Barros chamou tanto a atenção de Scarpa e da atriz, da Nova Bossa Produções Culturais, que eles decidiram bancar do próprio bolso a montagem, sem esperar por editais. O espetáculo é codirigido por Camilo Pellegrini, que descobriu o texto do autor pernambucano, radicado em Porto Velho, Rondônia.

"Inicialmente, eu não me via interpretando uma mulher tão distante de mim. Mas o texto e a personagem me contaminaram de uma forma muito forte, assim como a necessidade de falar sobre assuntos como assédio moral, religião e abuso", conta Juliana, que dá vida a uma católica fanática.

"Memória d'Alma" estreia no Teatro Candido Mendes, em Ipanema, no dia 4 de maio. Para levantar toda a engrenagem do espetáculo, foi realizada uma verdadeira "ação entre amigos". Aderiram à causa a cantora e compositora Danni Carlos, que assina a trilha sonora original; a artista visual Camila Marchon produziu as fotos; os estilistas Carolina Monte e Ivã Ribeiro; o jornalista Fabio Dobbs, que cuida da assessoria de imprensa; o iluminador Maurício Cardoso; a visagista Tainá Lasmar, e a cenógrafa Vanessa Alves. A coordenação de produção é de Kellys Kelfis Wagner Uchôa.

Equipe

Texto: Fabiano Barros
Direção: Guilherme Scarpa e Camilo Pellegrini
Elenco: Juliana Teixeira e Niaze Neto
Coordenação de produção: Kellys Kelfis e Wagner Uchôa
Trilha sonora original: Danni Carlos
Figurino: Reverse (Carolina Monte e Ivã Ribeiro)
Cenário: Vanessa Alves
Iluminação: Mauricio Cardoso
Visagismo: Tainá Lasmar
Fotos: Camila Marchon
Assessoria de imprensa: Fábio Dobbs
Realização: Nova Bossa Produções Culturais e Guilherme Scarpa

Serviço

Teatro Candido Mendes.
Rua Joana Angélica 63, Ipanema - 2525-1000.
De 4 de maio a 17 de junho.
Sex a seg, às 20h.
Ingresso: R$ 50 (inteira).
Classificação: 18 anos.
Duração: 50 min.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



Postagens mais visitadas