Overdose de informação


Tempos atrás assisti uma entrevista de Zuenir Ventura e Luiz Fernando Veríssimo no programa do Roberto D’Ávila, na Globonews. Os três concordaram que estamos vivendo uma overdose de informação que, segundo Zuenir, pode estar causando a sensação de déficit de atenção. Os três concordaram que por causa do imenso volume de informações acabam sem entender boa parte delas. Exaustão.

Sim, estou tendo déficit de atenção e, pelo que ouço, vejo e leio não estou sozinho. Percebo que somente na semana que passou pelo menos oito novos aplicativos foram atualizados ou lançados e, para não me desatualizar, estudei cada um deles depois que instalei. Ah, sim, minha câmera digital informa que tenho que atualizar o software de exportação de fotos.

Não tenho saco para pescaria, mas na Via Litorânea, que liga o Gragoatá à Boa Viagem, em Niterói, as pessoas pescam dia e noite. Pesca de caniço, isca, anzol. Eles param seus carros de frente (em geral esses carros tem adesivo com os dizeres do tipo “Estressou? Vá pescar”) e ficam horas e mais horas pescando. Eu adoraria ter saco para comprar um caniço, os anzóis, isca, pegar aquela tralha e ficar me cortando todo com faca mal amolada tentando pescar. Ia acabar tendo um ataque de ansiedade porque, definitivamente, os trabalhos manuais estão longe de meu menu de funcionamento.

Um amigo garante que a maioria dos pescadores de caniço usa a atividade como desculpa para sair de casa e ficar algumas horas descansando, contemplando o mar. Botam a isca no anzol, arremessam e ficam olhando para o horizonte, repousando, descansando sem ter que dar satisfações a ninguém porque, afinal de contas, não são loucos olhando para o nada e sim pescadores, entre aspas.

E vocês? Também estão sentindo essa overdose de informações? Em tudo, até em chave de hotel que agora é biométrica. Aí você começa a se habituar e inventam outro sistema. Música. Uso o programa Soul Seek para baixar, mas na hora de ouvir não tolero aquelas mini carrapetas que as pessoas enterram nos ouvidos. Estou para comprar um headphone confortável e ridículo, igual aos de jogadores de futebol metrossexuais mas...estou cansado. Quando sobra tempo eu tento me distrair.

Prometo a mim mesmo que não vou mais tentar aprender muita coisa, só o fundamental. Descansar a cabeça, como a garoupa suada do Erasmo Carlos.

Vamos ver se vai dar certo.


Comentários

Postagens mais visitadas