Era só o que faltava: aumenta a infestação de escorpiões no Brasil

                                                Além de escorpiões, galinhas d'angola caçam cobras                                                                                            
                                  Condomínios em São Paulo estão criando galinhas d' angola

Depois a febre amarela, dengue, zika, chikungunya, os escorpiões que estão tomando conta de dezenas de cidade, especialmente de São Paulo e Minas. Amobos os estados registraram, respectivamente, 26 e 22 mortes por picadas de escorpião no ano passado. A infestação tem como causas o aquecimento global, o crescimento desordenado das cidades e favelização, lixo concentrado.

Segundo a BBC News Brasil, o número de picadas passou de 52.509 em 2010 para 124.903 no ano passado - um salto de 138% nos registros. Se considerarmos as mortes, o aumento no período foi de 152%, saindo de 74 em 2010 para 184 em 2017.
 
O maior e mais eficaz predador de escorpiões é a galinha d’angola, cujos pintos, ovos e espécies adultas estão em falta em várias regiões. Já a principal iguaria do escorpião é a barata. “Cada ser humano produz, em média, 1 kg de lixo por dia. Onde tem lixo, tem barata. E no calor, elas aparecem ainda mais. As baratas são o principal alimento dos escorpiões", explica o biólogo Randy Baldresca, especialista no aracnídeo e consultor em controle de pragas. 

Além disso, a fêmea do escorpião não precisa do macho para se reproduzir - ela entra num processo chamado partenogênese e consegue se reproduzir sozinha, liberando de 20 a 30 filhotes a cada ciclo. "A fêmea encontrou tudo o que precisa para seu ciclo biológico: calor, umidade, comida e abrigo", diz a médica Fan Hui Wen, gestora de projetos do Núcleo Estratégico de Venenos e Antivenenos do Instituto Butantan.

O que mais atrai escorpiões são o calor, baratas, terrenos baldios com capim alto, lugares escuros em casa. Eles gostam de ficar dentro de sapatos, cantos de armários, embaixo da cama. “Até agora, estamos enxugando gelo no combate aos acidentes com escorpião. Os casos estão aumentando e precisamos encontrar uma resposta para a população. Já conseguimos identificar o seu habitat natural, de tão bem que ele se adaptou às áreas urbanas", diz a médica Fan Hui Wen

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento da temperatura global tem influenciado na reprodução da espécie. "Os escorpiões gostam de ambientes quentes e úmidos. Há inúmeros estudos sendo feitos analisando o aumento da temperatura com o aparecimento dos escorpiões", afirma Wen.

Outro fator que ajuda a proliferação é o crescimento desordenado das cidades e a favelização com aumento da quantidade de lixo e entulhos. Nesses locais, há o aparecimento de baratas e onde há baratas, há escorpiões.

Ainda não existe um tipo de veneno específico para o combate aos escorpiões, por isso, as pessoas dedetizam suas casas e os bichos continuam aparecendo. Segundo Baldresca, um dos equívocos é aplicar inseticida em casa achando que vai mata-los. Ele explica que os escorpiões possuem um exoesqueleto, um tipo de carapaça, que os protegem. "Quando ele sente o veneno, fica irritado com o cheiro e pode até ficar grogue, mas não vai morrer. No máximo, vai se deslocar procurando outro abrigo. Então, ao invés de matar, que era o efeito desejado, você só vai espalhar mais o animal", orienta o biólogo.

Como se proteger

Os especialistas recomendam ficar atentos à limpeza de casa e dos terrenos vizinhos. É preciso que haja uma mudança de comportamento. Não adianta nada manter a casa limpa se a casa do lado está cheia de mato e entulho. Por isso, além do risco das picadas fatais está havendo brigas porque tem gente tacando fogo em áreas abandonadas porque só assim o dono aparece.

Ao encontrar um exemplar as orientações são:

- não tente pegar o escorpião, isso pode causar um acidente. Mate-o e se certifique de que ele realmente morreu;

- não passe inseticidas, pois eles não vão eliminar os escorpiões, vão fazer apenas eles se deslocarem temporariamente;

- não acumule lixo; não deixe louça na pia de um dia para o outro para não atrair baratas; coloque telas nas janelas e nos ralos; vede rachaduras e proteja os vãos sob as portas. Se morar em casa, criar galinhas d'Angola é uma ótima saída, pois elas comem escorpiões.

- se for picado, procure imediatamente o hospital mais próximo para avaliar a necessidade de recebimento do soro antiescorpiônico. O veneno do escorpião é neurotóxico e ataca o sistema nervoso central, podendo ser letal. Segundo a médica Wen, a maioria das picadas é sem gravidade, mas o socorro imediato é fundamental.

"Se nada for feito para combater a proliferação dos escorpiões, a tendência é que os acidentes aumentem em 70% nos próximos dois anos", alerta o biólogo Baldresca.


Comentários

Postagens mais visitadas