Sopa de cabeça de bode

Não adianta, minha amiga. Não é para entender o título que os Stones deram ao álbum lançado em agosto de 1973. “Goats Head Soup”, que nada mais é do que Sopa de cabeça de bode.

Ia escrever sobre “'Tropicalinha, Caetano e Gil para Crianças” de Pedro Henrique Lopes com direção de Diego Morais, um musical que adoraria levar minhas filhas e filhos, mas como não os tenho dá vontade de pegar uma criança emprestada para me acompanhar. Estou muito a fim de ver. Mas a minha timidez não permite que eu entre num teatro sozinho para assistir a um musical para crianças.

Mas pelo que li, é bom. Sinopse: Tropicalinha mostra como a amizade e parceria profissional entre dois músicos deram origem à criação de um movimento cultural que influenciou e influencia até hoje as mais diversas manifestações artísticas. Em cena, o Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária que toma o poder e baixa decretos proibindo a música e as cores no lugar. Dois amigos, Cae e Gil, se unem para trazer sons e cores de volta ao reino, em alusão ao movimento tropicalista.

Deve ser legal. Um amigo me conta que a sua super sobrinha foi e adorou. Ela tem dois anos e meio, mas é esperta e inteligente pra cacete. Se esbaldou também em “Beatles para crianças”, onde uma banda toca Beatles na real, maior pauleira, nenhuma versão “infantiloide” e as crianças deliraram. Deliraram porque elas curtem cores e sons livres e talvez entendam como ninguém o verdadeiro significado da enigmática Sopa de cabeça de bode, senha stoneana.

Aias, se alguém nesse coliseu de leitores puder tirar uma dúvida, agradeço. Sempre li (não li nem leio pouco sobre Tropicália) que a ditadura obrigou Caetano e Gil a raspar a cabeça quando estavam presos no quartel de Deodoro, em 1969, para não dizerem que foram violentado etc. De fato não foram já que a violência maior estava justamente na prisão por “ofender o hino nacional” além de fazer música, cores, gestos livres. Vamos a dúvida. 

Os livros dizem que eles não rasparam a cabeça, especialmente quando foram ao programa do Chacrinha para mostrar que estava “tudo bem”. Foram lá, cantaram e voltaram para a cadeia do Exército. Só que me garantiram recentemente que os dois foram raspados, sim. Alô, Marineca! Alô, Gildinha! Alô, Marcelão Fróes! Alô, Nélio Rodrigues, Célio Albuquerque, Carlos Calado, Chris Fuscaldo, Caíque Fellows, qual foi a real?

Isso aí.



Comentários

Postagens mais visitadas