O sedã japonês
O
sedã japonês é verde escuro e estava num canto da vitrine da
concessionária. Zero quilômetro. Tinha chegado do Japão há três
meses, temporada no porto, depósito, pátio, documentação,
lavagem, revisão, transporte, vitrine.
Ele
entrou disposto a comprar um SUV preto, tração 4X4, para viajar
pelo Pantanal e fazer uma perna para o deserto de Atacama, Chile. Ele
sabia que carros japoneses e alemães não dão problema, são
resistentes, honestos, apreciam a longevidade. Ia fechar negócio
com o SUV. O vendedor foi lá atrás pegar o manual e outros detalhes
quando o olhar dele fixou-se no sedã japonês.
Levantou,
olhou a frente, traseira, laterais. Abriu o motor, 16 válvulas,
bloco em alumínio, muitos cavalos de potência, câmbio automático
e, o mais importante, carro japonês, que não dá trabalho e, ainda
por cima, da mesma marca do SUV.
Num
impulso mudou. Em vez do SUV comprou o sedã japonês. No dia
seguinte saiu da loja, pôs um CD no Kenwood de fábrica e entrou nas picadas que os governos chamam de estradas. Foi
até Nova Friburgo resolver um assunto, desceu por Teresópolis e
retornou como se tivesse ido a esquina beber uma água mineral.
De
dois em dois anos pensava em trocar o sedã japonês por um mais
novo, mas se perguntava para que se o carro até alma de jipe tinha.
Enfrentou alagamentos na chuva, lama, neve, areia, como um autêntico
SUV, sem dar um espirro. Um único espirro.
E
foi assim durante...17 anos. Ele e o sedã japonês já não sabiam
mais quem era quem. Naquele carro aconteceu de tudo, absolutamente
tudo. Histórias que se fossem transformadas em livros lotariam a
biblioteca nacional. Fiel, o sedã jamais enguiçou, jamais furou um
pneu, jamais...jamais traiu o seu DNA japonês.
Mas
um dia...bem um dia surgiu um outro japonês novo. Também
resistente, também bem falado, também fiel, também...e ele vendeu
o sedã japonês. Quase ficou arrasado mas graças ao novo dono,
cujos olhos saltaram de paixão logo no primeiro contato, ele teve
certeza de que seu grande amigo continuaria em boas mãos.
O
novo japonês parece ter gostado dele. E ele do novo japonês.
Começaram a construir uma história bacana, leve, rápida, precisa,
estável. Sem problemas. Como os carros japoneses e alemães. Como a
vida deveria ser.
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