Talk show de Gilda Mattoso é sucesso em Niterói




Plateia lotada, muitas gargalhadas, alegria, inteligência, alto astral. O talk show  de Gilda Mattoso no palco do restaurante BemDito, na Praia de São Francisco, em Niterói, foi um sucesso. Merecido.

Jornalista, assessora de imprensa de grandes nomes da cultura brasileira, última companheira de Vinicius de Moraes, Gilda tem muitas histórias para contar, por isso o sucesso do show.

Seu livro “Assessora de Encrenca”, lançado em 2006 -prefaciado por Caetano Veloso com texto de contracapa de Pedro Almodovar - está esgotado, mas a boa notícia é que virá uma nova edição. Maravilha! Estamos precisando de histórias leves e inteligentes, de gente que trabalha muito pela cultura do país.

Fiquei muito feliz e honrado quando Gilda me convidou para ser o mestre de cerimônia do show de hoje. Emocionante quando subi no palco e vi rostos alegres, felizes de estar ali para ouvir as histórias da ilustre niteroiense com passaporte carioca.

Tudo começou quando ela, estudante de letras, trancou a matrícula na UFF e foi viver na Europa, primeiro na Inglaterra onde trabalhou numa das lojas mais sofisticadas de Londres – Smythson´s of Bond Street-  onde lidou com reis, rainhas, atores atrizes e jet setters do mundo todo.  Ela acha que foi lá que perdeu a síndrome da tiete.

De lá foi viver na Itália onde seguiu seus estudos de italiano e começou a trabalhar com Franco Fontana, empresário responsável pela entrada forte da MPB na Europa- Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Maria Bethânia, MPB-4 foram alguns nomes lançados por ele em turnês por lá. E acima de todos, Vinicius de Moraes que, com Toquinho, fez várias turnês sob a produção de Franco. 

Na turnê de 77, que tinham Maria Creuza como companheira, Gilda se aproximou de Vinicius, que já havia conhecido em Londres e começou um flerte com ele que a incentivou a ir viver em Paris para aprimorar seu francês. Assim ela fez e passou a ser representante de Fontana em Paris e tiveram um ano – 78 – muito movimentado com shows de Elis,  Benjor, Jair Rodrigues e Maria Creuza, Caetano e Gal e logo a seguir, Vinicius, Tom, Toquinho e Miucha. 

O romance deslanchou de vez tanto que finda a turnê, Vinicius ficou morando com ela em seu pequeno apartamento de estudante que dividia com Ruth Washington, amiga de infância que estudava medicina em Paris.  Vinicius, adorou o período que passou lá mesmo dormindo em colchonete e sem espaço para nada.

De lá os dois foram a Nova York de Concorde passar o aniversário dele – 19/10 –voltaram para Paris e de lá Gilda fechou sua vida parisiense para continuar a viver com Vinicius, agora no Rio.  Daí até a morte do seu poeta, ela ficou dedicada exclusivamente a cuidar dele.  Logo depois de sua morte – 9/7/80 – Gilda foi chamada para trabalhar na gravadora dele –Ariola- Foi recomendada por Toquinho e Chico Buarque que viram nela potencial para lidar com artistas aqui e no exterior.  Nunca mais saiu do meio. 

Da Ariola ela foi chamada para a Polygram e desde 89, tem seu próprio escritório de RP/Assessora de Imprensa ao lado do sócio e compadre Marcus Vinicius que veio com ela da Polygram. Nesse período, é difícil dizer um artista do primeiro time da música brasileira que não tenha passado por seu escritório.  Além desses, trabalhou ainda com Sting(desde 87), Paco de Lucia, Placido Domingo e muitos outros que vieram ao Brasil e contrataram seus serviços.

Além da música Gilda também assessora outras artes onde se destaca o cinema tendo lançado todos os filmes de Cacá Diegues desde Tieta do Agreste(96), alguns de Andrucha Waddington, De Guel Arraes, Jorge Furtado, entre outros

Passou a fazer também assessoria internacional para artistas brasileiros sendo que acompanhou todas as turnês de Caetano Veloso de 89 a 2004 e desde então vem acompanhando Gilberto Gil pelo mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas