Comercial de cartão de crédito prega o mau caratismo, o egoísmo e a molambada existencial
O comercial está aí embaixo e já foram feitos vários
seguindo a mesma mensagem: dane-se você! Esta é a mensagem da famigerada campanha.
Uma senhora entra numa loja para comprar uma boneca
para “a minha netinha” e é atraída pela a genocida Chucky (foto), protagonista de
filmes de terror. A senhora diz para a vendedora que a netinha vai amar Chucky
porque adora bonecas.
Nesse momento, a boneca faz uma cara de horror para a
vendedora, sem que a senhora veja pois está pegando a carteira na bolsa. A
senhora vai pagar e a vendedora interrompe perguntando: “Posso te falar uma
coisa?”
As pessoas de bem, de boa índole, solidárias, de caráter acham
que ela vai avisar “olha, senhora, essa boneca é a Chucky, uma assassina.
Comprá-la é a certeza de que sua neta, a senhora e a família toda serão
exterminadas”.
Só que a vendedora diz outra coisa: “pagar com o cartão
X é muito melhor”.
Sim, na cara limpa, na desumanidade empurra a consumidora
para o precipício graças a cobiça, a omissão, enfim, a desumanidade ampla,
geral e irrestrita.
Ela termina de falar e entra um locutor: “As vezes é
bom ter um amigo para avisar. Pagar com o cartão X é mais prático, moderno e
seguro”.
Terminada a frase, a boneca dá um soco dentro da bolsa,
que fura. A vendedora se assusta, mas é incapaz de dar o verdadeiro aviso. O
comercial termina.
Esse tipo de mensagem deve estar fazendo muita gente
pensar, especialmente as crianças. Afinal, força, induz, cultua que o dane-se,
o jogar os outros numa roubada é o melhor caminho, como proclama a sociedade
dos egoístas, arrivistas, interesseiros, a turma do "viva eu!".
Amizade real? Solidariedade? Companheirismo? Nada
disso. O comercial vende ganância, trairagem, desonestidade social, falta de ética
afetiva.
O pior é que um dia desses li que está fazendo o maior
sucesso.
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