O prazer de fazer #HashtagCultural na Rádio Bandnews FM Rio


Em 17 de outubro estreei a Coluna #HashtagCultural na Bandnews FM Rio e agradeço a todos vocês que ouvem, comentam, divulgam.

Ela vai ao ar em FM 90,3 as sextas e sábados, as 5 horas, 20:30 e domingo 13:30. Gosto dos dias e horários por causa da diversidade de ouvintes. Impressiona o aumento da audiência no horário das 5 da manhã já que muita gente (mas muita, mesmo) está saindo de casa cada vez mais cedo para enfrentar o trânsito.

Por isso é um sucesso o programa “Notícias da Manhã”, com muitos informes sobre trânsito, atualização de notícias do dia na cidade, previsão do tempo, apresentado de uma maneira bem leve, carioca. A nossa #HashtagCultural está no “Notícias da Manhã”.

Desde a primeira coluna, todas podem ser ouvidas no site da Bandnews FM, é só clicar aqui: https://bit.ly/2rAgYwz . Já que estou convidando o que acha de dar uma olhada na recém-inaugurada (hoje) quitinete da Coluna lá no Instagram? Clique aqui: https://www.instagram.com/hashtagcultural/

Nascida em 2005, a Rádio Bandnews FM é líder em audiência no segmento de rádios de notícia porque pratica jornalismo ágil, moderno, espirito jovem. HashtagCultural está nesse clima, claro, porque o bom jornalista tem que inventar tudo de novo quando amanhece. Sabe o Mito de Sísifo? É a imagem do que penso do bom jornalista:
                                                 

O mito de Sísifo é um ensaio filosófico escrito por Albert Camus, em 1941. Sísifo, um personagem da mitologia grega que foi condenado a repetir eternamente a tarefa de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, sendo que, toda vez que estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível.

A rotina do bom jornalista é terminar o dia, algumas vezes com nota mil, e colocar a pedra lá em cima. O dia termina, amanhece outro, a pedra está lá embaixo e começa o movimento de novo. Zerado. O bom jornalista amanhece zerado diariamente.

O jornalismo de rádio leva esse conceito ao extremo porque a luta do profissional (todo amador que eu vi caiu num bueiro logo na primeira esquina) é pela notícia e contra o tempo. “Vou errar”, já errou porque está ao vivo, muitas vezes em condições caóticas.

Há tempos, na mesma Bandnews FM, um colega estava ao vivo em uma favela e começou um intenso tiroteio. Ele continuou no ar, narrando, nervoso, no estúdio os colegas pediam calma, e no caos o repórter (com outros, de outros veículos) tentava se proteger atrás do Caveirão (blindado da PM) sem saber de onde vinha a chuva de balas de fuzil.

É tensa essa cobertura, é tenso fazer boletins e trânsito de helicóptero em condições adversas, é tenso descrever no ar o semblante de um velho com fome, é tenso entrar ao vivo de um teatro narrando um concerto de Keith Jarrett, conhecido por seus ataques de pelanca.
#HashtagCultural procura mostrar e comentar os destaques na programação cultural do Rio e arredores que está em franca retomada, o que, evidentemente, é ótimo.

Aperfeiçoar a coluna todo o dia é mais do que uma missão, é um prazer.




Comentários

Postagens mais visitadas