Os 50 anos de Tommy, ópera rock do The Who

The Who, 1969
Roger Daltrey & Keith Moon, 1969
John Entwistle (1944-2002)

Keith Moon (1931-1978)



                                    John Entwistle e Pete Townshend, gravando Tommy, 1969
                                                                Idem
                                                         Pete Townshend, gravando Tommy, 1969
John


Foi em maio de 1969, dois meses antes do homem pisar na lua e a 90 dias do festival de Woodstock dar um pescoção na humanidade que The Who entrou no estúdio IBC, em Londres para gravar a primeira ópera rock da história.

“Tommy”, 97% composta pelo líder da banda, Pete Townshend (compositor, voz, guitarras, violão, piano...), foi gravada em sete longos meses e transformou-se num dos choques culturais do final da década de 1960.

Há muita história dentro da estória de Tommy, politraumatizado emocionalmente que Townshend não confirma, mas não desmente que o personagem cego, surdo e mudo, nasceu de uma costela afetiva dele.

O álbum só chegou ao Brasil no final de 1970, vendeu pouco, mas gerou um alarido contido, abafado, entre os chamados “formadores de opinião”.

Domingo agora, as 10 da noite, nós vamos conversar sobre “Tommy” no programa “Estúdio 2”, as 10 da noite, da Rádio AONDA, www.radioaonda.com.br . Convidamos o baixista Glauco Velloso para participar de um papo bem compacto sobre essa obra que até hoje sacode o ocidente.

Vale a pena ouvir.


Comentários

Postagens mais visitadas