Skylab, Rogério, bom dia


Lembrei de você porque escrevia sobre Nero, vulgo Nero Cláudio César Augusto Germânico e o fetiche da lira siririqueira do monte Qurinal, onde ficava o surubal dele.

E como gosto de pesquisar como um louv-a-deus em busca da piscina encantada e seivada por morcegas famintas, acabei parando na mão de um historiador romano chamado Suetônio e acho que você conhece.

Suetônio fez a conexão contigo e eu programei duas músicas suas em minha Rádio Devaneio, 100% brasileira e alternativa (mershandising) que para ouvir é só clicar aqui https://radiodevaneio.wixsite.com/radiodevaneio

Esse Suotônio deve ser aquele que fazia meia com Dião Cássio, lembra? Estavam juntos na noite de 18 de junho de 64 D.C. (não confundir com 1964) quando Roma lambeu. Maior fogaréu. Pior que no nosso lupanar Quatro por Quatro, centro do Rio, ano passado.

Em Roma morreu gente pra cacete, Skylab, e esses dois plantaram a fofoca de que Nero tinha mandado tacar fogo na cidade para depois construir um projeto gourmetizado por uns milicianos amigos dele. Vários prédios estilo Muzema e tal.

Uma dadeira fofoqueira linguaruda e candinha conhecida como Carluxa, soube da fofoca e dedurou os dois. Nero estava no Palácio, dizem, usando a sua lira para siriricar os grelotes de duas escravas com as cordas vibrantes da mini harpa, mas chutou tudo quando Carluxa disse o que Suotônio e Dião Cássio estavam espalhando que Roma ardia como gonococo por acaso estrelado porque ele, Nero, tinha mandado incendiar.

Nero matou as duas escravas – força do hábito – e fugiu numa biga em direção a Anzio, uma espécie de São João de Meriti da região. Queria mostrar que na hora do fogaréu estava longe de Roma, mas não adiantou.
Suotônio e Dião Cássio se juntaram a Plinio o Velho, mais conhecido como Plínio Filho da Puta e o incêndio criminoso da milícia virou verdade absoluta em Roma. Mesmo com os argumentos de Tacito, baba glande oficial, de que o fogo começou em um circo e como Roma tinha muitas favelas com barracos de madeira e os bombeiros ainda não tinham inventado a mangueira, foi uma tragédia.

Os historiadores Flávio Josefo, Dião Crisóstomo, Plutarco e Epiteto iam escrever em seus livros essa versão que inocenta Nero, mas o enlouquecido imperador decepou pessoalmente mãos e línguas de todos e atirou o resto aos cães.

Mas Tacito sobreviveu, mas, fofoqueiro, e deixou um bilhete para a posteridade contando que o incêndio durou cinco dias e cinco noites, mas que, caridoso, Nero construiu novas casas, ruas, parques, ou seja, Skylab, mandou executar o projeto Muzema.

Lembrei de você porque nesse estado do Rio parco, obtuso e ladrão, ninguém sabe de porra nenhuma. Certo de que do baixo de sua sabedoria você pode ajudar Skylab Rogério, foi Nero ou não foi?

Comentários

Postagens mais visitadas