Porque as rádios via internet não decolam no Brasil
O rádio é um veículo que depende 100% dos anunciantes.
Não dá para vender o sinal e os canais que são disponibilizados, por exemplo, pelas TVs por
assinatura onde as rádios entram como um plus, um brinde.
Para o rádio na web faturar a tecnologia vai ter que
inventar (e popularizar) um sistema que coloque a webradio em pé de igualdade com
a FM. Ou seja, o ouvinte que entrar no seu carro, ou no táxi, ônibus, van, vai
pegar o seletor de canais e sintonizar na rádio X, que funciona na internet.
Sem complicações.
Hoje já existe uma possibilidade parecida com essa, mas
ainda é confusa, complicada. A humanidade está sem tempo e quer entrar no
carro, digitar uma tecla e pou! Ouvir rádio. Não dá para ficar lendo
gigantescos tutoriais ensinando como ouvir uma emissora na internet. Em outras
palavras tem que ser tudo muito simples e muito rápido.
Em muitas cidades planeta afora já se ouve rádio de
internet como se fosse FM, uma informação que ainda não consegui checar com
precisão. Parece que não é bem assim. O rádio depende mil por cento da
liberdade do ouvinte para sobreviver e atrair anunciantes.
Mais: a webradio que ouço fica em Santa Barbara,
California e se chama Radio Paradise. Para ouvir no computador (qualquer
computador) é só digitar www.radioparadise.com
e uma chuva de rock, blues, folk da melhor qualidade (com locução suave e sem
anúncios ou vinhetas) cai nas caixas de som. Pena que não exista um jeito de
conectá-la no carro, mas, dizem os mais otimistas, é uma questão de pouco
tempo. No Brasil, pouco tempo? Hahahahahahaha.
Os maus políticos e os cafetões da fé, que detém milhares de concessões de rádio, vão deixar a
webradio móvel surgir? Duvido! Como a Radio Paradise sobrevive? Doações dos
ouvintes que, espontaneamente pagam para ouvir.
Por isso, ainda não acredito em sucesso comercial do
Rádio na internet. Ainda! E não é por falta de opção. Quem acessa o gigaportal www.radios.com.br (que fica em Varginha,
MG) chega a ficar tonto com tantas opções. Mas, nenhuma delas dá para se ouvir
na estrada, na rua, na chuva, na fazenda, o que é o ideal.
Comentários
Postar um comentário
Opinião não é palavrão. A sua é fundamental para este blog.
A Comunicação é uma via de mão dupla.