“Ouça meu trem vindo” (Hendrix)


A quarentena me aproxima mais dos livros e discos. Estou há quase 40 dias escrevendo, lendo e ouvindo. De vez em quando, escutando.
Pouca gente conhece um vídeo recente de "Hear My Train A Comin '", de Jimi Hendrix. Postei um pedaço lá no Instagram, mas o bom é ver inteiro. São só 4 minutos e 45 de linguagem audiovisual densamente contemporânea que, com certeza, é a que Jimi estaria usando hoje.

Sugiro que você aumente (muito) o som porque ele gravava e mixava os discos para serem ouvidos muito alto já que o volume e a saturação eran parte do seu conceito musical. O vídeo está aqui: 


"Hear My Train A Comin '" é um blues que fala de salvação já que Jimi se inspirou nas canções espirituais do blues de raiz norte-americano que veem no trem o símbolo, dela, a salvação.

Há longos e belos tratados sobre essa música porque ela é muito especial para o mundo e, principalmente para Jimi Hendrix. O biógrafo de Hendrix, John McDermott, explica que um manuscrito de Richard Spurling, de 1897, descreve o trem do evangelho como "construído por Deus para transportar pecadores redimidos em segurança deste 'deserto'... para o céu ".  O espiritual "gospel train”do final de 1800 usa a letra "Eu ouço o trem chegando "e as músicas associadas fazem referência a uma estação de trem.

Harry Shapiro, diz que a música "mergulha profundamente no poço da história do blues, lembrando um dos motivos clássicos do gênero" e a compara a "Jim Crow Blues" e "Make My Getaway",  anteriores ao blues, que falam sobre "escapar de problemas", sejam políticos, sociais ou pessoais ".  Jim Crow Blues ", gravado em 1929 por Cow Cow Davenport, fala da fuga de um negro do cativeiro em uma cidade americana.

O biógrafo Steven Roby traça um paralelo com o início da vida de Hendrix que se reflete na letra de "Hear My Train A Comin '". Quando ele saiu de casa aos 18 anos, partiu de trem para o treinamento básico do Exército dos EUA na Califórnia. "A confusão de Jimi sobre deixar aqueles com quem ele se importava coexistia com a sua ânsia de deixar para trás sua existência de pesadelo em Seattle", escreve Roby. A primeira versão gravada de Hendrix em 1967 inclui esses versos :

“Bem, eu espero na estação de trem, espero pelo trem
Esperando o trem me levar, desta cidade solitária (tenha piedade)
Bem, agora a cidade me jogou em conflitos, Senhor Mas a minha garota, me colocou no chão”

Hendrix gravou várias versões testes de estúdio de "Hear My Train A Comin '" e algumas apareceram em compilações ao longo dos anos. O produtor Alan Douglas lançou a primeira versão em 1975, no segundo de seus controversos álbuns, “Midnight Lightning”.

Foi criada a partir de uma demo gravada pela Experience em 7 de abril de 1969. Douglas apagou a parte do baixo de Noel Redding e gravou por cima novas partes de baixo, guitarra e percussão por músicos que nunca haviam gravado com Hendrix.

Douglas era um escroto, todo mundo sabia disso. O biógrafo Keith Shadwick descreve a versão como "dolorosamente desafinada" e seu lançamento como "infeliz".

Em um ensaio de 17 de fevereiro de 1969 no Olympic Studios antes de seus próximos shows em Londres, várias gravações de "Hear My Train A Comin '" foram gravadas pela Experience, sua banda com Mitch Mitchell (bateria ) e Noel Redding (baixo). A primeira tomada foi incluída posteriormente no set de 2000 The Jimi Hendrix Experience (relançado em “Martin Scorsese Presents the Blues: Jimi Hendrix” ).

Durante as seguintes apresentações no Royal Albert Hall, nos dias 18 e 24 de fevereiro (que acabaram sendo seus últimos shows no Reino Unido), o Experience foi filmado e gravado tocando a música.  Os shows não foram oficialmente lançados por causa de disputas contratuais, mas acabaram roubados.

Duas demos adicionais foram gravadas no Record Plant, em Nova York, em 1969. Uma, gravada em 7 de abril pelo Experience, está incluída no álbum póstumo “Neptune Valleys”, de 2010.  
Em 21 de maio, uma segunda demo foi gravada durante a primeira sessão de gravação de Hendrix com Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria, que mais tarde foi lançada no álbum ao vivo da Band of Gypsys.

Saiu também em “People, Hell and Angels” em 2013. Em 9 de abril de 1969, a gravação original com a Experience foi finalmente lançada em 2018 em “Both Sides of the Sky”.

Gravações inéditas de "Hear My Train A Comin '" continuam sendo lançadas.  Várias gravações de shows amadores também podem ser ouvidas de graça no site oficial do Experience Hendrix, em https://www.jimihendrix.com/

Algumas gravações disponíveis:

18/05/68 Miami Pop Festival , Hallandale, Flórida (7:58) - Miami Pop Festival (lançado em 2013)

10/10/68 Segundo show do Winterland Ballroom , São Francisco (11:33) - The Jimi Hendrix Concerts (lançado em 1982, relançado em 2011 Winterland )

27/04/69 Oakland Coliseum , Oakland, Califórnia (10:25) - Live at the Oakland Coliseum (lançado em 1998)

7/7/69 The Dick Cavett Show , Nova York (2:26) - Jimi Hendrix: The Dick Cavett Show (Hendrix é apoiado pela Bob Rosengarden Orchestra do show, DVD lançado em 2002)

31/12/69 Primeiro show de Fillmore East , Nova York (9:01) - Band of Gypsys 2 (um dos primeiros candidatos ao álbum original da Band of Gypsys , [65] lançado em 1986, relançado em 1999 ao vivo no Fillmore East e 2016 Machine Gun, o primeiro Show de Fillmore East )

07/07/70 Atlanta International Pop Festival , Byron, Georgia (5:25) - Stages (lançado em 1991)


Comentários

Postagens mais visitadas