A nova era do Quarteto Nova Era, de Chiquinho Aguiar

                                                                         

Encontrei um amigo que não via há tempos. Chiquinho Aguiar, produtor musical, profundo conhecedor de rock, blues e vizinhanças, um dos melhores DJs do país que mantém como personagem o “Homem Baile” (inspirado na música), uma figuraça que ocupa os palcos levando o que há de melhor em música. Conheça em www.homembaile.com.br .

Tomamos um café e quando nos despedimos um conhecido me abordou: “conheço aquele cara de algum lugar”. Respondi, meio que brincando “ou você reconheceu o Chico Aguiar ou está confundindo com o Paul Simon” no que ele respondeu “ahhhh, confundi com o Paul Simon.”

Falamos muito do fenômeno do seu Quarteto Nova Era que entrou numa nova era. Explico. Ou melhor, em 2015 a jornalista Daniela Kalicheski, do Globo, explicou em uma ótima matéria: “Garimpo em Nova York resgata a cena rock niteroiense dos anos 60”

A história:

“Nem o produtor musical Chiquinho Aguiar recordava o set list do disco “Apolo”, gravado em 1969 pelo Quarteto Nova Era, banda de rock psicodélico da qual ele fazia parte ao lado de Mauro Simões, Bia e Renata Giglio. Porém, uma redescoberta em Nova York o fez lembrar das músicas, uma a uma. O DJ americano Mike Davis, dono da Academy Records — tradicional loja especializada em vinis —, ouviu a canção “De repente”, que faz parte do álbum. Ficou impressionado e a incluiu na coletânea intitulada “Obsession”, que reúne faixas de diferentes artistas do mundo, inclusive dos Novos Baianos. A ação foi o início de uma série de resgates ao passado para o morador de Pendotiba e seus colegas da cena musical dos anos 60 da antiga capital do Estado do Rio. (...)

(...) "Obsession“ fez com que a canção “De repente” passasse a tocar em rádios mundo afora, o que chamou a atenção da gravadora europeia Groove Records, que, por sua vez, pediu autorização para realizar uma reprodução do disco e colocá-lo novamente no mercado. Atualmente, o LP “Apolo” pode ser encontrado em lojas virtuais, com o mesmo design de 1969, por preços que variam de R$ 30 a R$ 70, mas o valor sentimental é o que realmente importa para Chiquinho:
— Foi uma experiência fantástica, que só através da internet poderia ser possível. Fiquei 
honrado e não me preocupei com os valores para receber.

Com um atraso de quase quatro décadas, graças a internet, o grupo de Niterói está no hanking das melhores do mundo na categoria “música psicodélica”, onde estão alguns clássicos do Pink Floyd, Soft Machine, Frank Zappa, Neu, Can, Amon Duul, Faust. Veja aqui: https://rateyourmusic.com/charts/top/ep/1968/1 e aqui https://amzn.to/30TpbsL

Reinvenção.



Comentários

Postagens mais visitadas