Relendo um grande livro: "Dias de Luta - o rock e o Brasil dos anos 80", de Ricardo Alexandre


Mais uma vez cumprimento o colega Ricardo Alexandre por sua tijolada maravilhosa chamada "Dias de Luta - o rock e o Brasil dos anos 80" (Arquipélago Editorial), livro que ganhou uma segunda edição em 2013 e que entrou no cardápio do Kindle e outros e-books.

Um dos capítulos é dedicado a Rádio Fluminense FM e reproduzo aqui:

FLUMINENSE FM

Quem, às seis da manhã de primeiro de março de 1982, sintonizasse os 94,9 da velha Rádio Fluminense FM de Niterói e trombasse com “The kids are alright”, do Who, não poderia imaginar por quais vias tortas o clássico riff de Pete Townshend composto 17 anos antes poderia se conectar com o nascente rock brasileiro.

Muito menos que diabos fazia o Who àquela hora, naquela frequência. Havia alguns minutos, a Fluminense ainda era um inexpressivo braço radiofônico do Grupo Fluminense de Comunicações, sustentado pelo jornal O Fluminense — no nono andar de um prédio caindo aos pedaços em frente à rodoviária de Niterói.

Foi para lá que, um ano antes, rumou Luiz Antonio Mello, repórter do Jornal do Brasil, com um projeto de um programa sobre rock e comportamento chamado Rock alive para apresentar ao diretor superintendente do grupo, Ephren Amora. Numa dessas confusas manobras milagrosas, em setembro de 1981, a partir do projeto, Mello assumiu a direção da emissora.

Órfão de carteirinha da Eldo Pop FM e da Federal AM de Niterói, o repórter vislumbrava uma rádio completamente fora do padrão vigente — a saber, de locutores engraçadinhos, mas sem conteúdo informativo, e “listões” de 60 músicas chupados de alguma Billboard de três meses atrás. A ideia era defender junto aos ouvintes sua própria programação, de lados B, exclusividades e “hits” próprios.

Nos microfones, somente locutoras, fato sem precedentes conhecidos no rádio brasileiro. De uma multidão de 500 candidatas, entraram no ar Liliane Yusim, Monika Venerabille, Selma Vieira, Selma Boiron, Edna Mayo e Cristina Carvalho. Com exceção de Liliane e Monika, todas completamente sem experiência no assunto, assim como praticamente toda a equipe de aventureiros que formava a Fluminense.

 Além disso, nada era proferido sem que fosse escrito e pesquisado anteriormente — “rádio sem produção é eunuco”, vociferava Mello. Apesar de todo o preciosismo e cuidado com os detalhes, a Fluminense que entraria para a história do pop nacional não foi ao ar junto com “The kids are alright”.

Nem Luiz nem seus programadores, nem o valoroso grupo de abnegados que construiu o projeto da rádio perfeita gostaram do que ouviram durante o primeiro dia de transmissão. Após uma manhã de sono, o diretor voltou pra os estúdios e, com seus colegas, esperava uma iluminação divina para elaborar um playlist para o dia seguinte, à base de muito The Who, Celso Blues Boy e Dire Straits.

Foi então que surgiu um ouvinte anônimo, empolgado com a nova FM roqueira, de posse de uma fita cassete, gravada ao vivo no Circo Voador, com o maior sucesso dos shows de uma banda nova, formada por ex-integrantes do Asdrúbal Trouxe o Trombone — uma banda que, por sinal, havia feito o show de inauguração do Circo, em janeiro. A música, um emaranhado caótico de guitarras anos 60, samba de breque e narrativa de história em quadrinhos, se chamava “Você não soube me amar” e a banda se chamava Blitz. A fita foi ao ar no mesmo dia e, a partir daí, sim, tudo mudou.

Tudo mudou para a Fluminense, que começou a ganhar fama de incentivadora do rock brasileiro e de “lançadora” do novo pop mundial, quando, de fato, a música brasileira não era prioridade em seu projeto original. Havia um único programa destinado à produção local, Espaço aberto, criado para cumprir a cota de 50% de música brasileira exigida por lei no horário das 20h.

Um outro programa, o Rock Alive, era o verdadeiro responsável pelo abastecimento de novidades na Fluminense, comandado por Maurício Valladares, um ex-assessor de imprensa do Serviço de Transportes da Baía da Guanabara, fotógrafo pop e notório fuçador cultural. 

A sorte da Maldita (como a rádio ficou carinhosamente conhecida) era a de que, como não usava os habituais “listões”, sua programação era muito mais aberta a toda sorte de esquisitices, como tocar um belo de um rock progressivo, algum lado B do grupo Rumo ou uma demo tape de uma banda desconhecida gravada no Circo Voador. Por outro lado, o altíssimo número de músicas em rotação na rádio dificultava a assimilação de novos nomes — e a Blitz continuou um fenômeno restrito ao underground. Não por muito tempo.
                                               
                                                      ###
Ricardo Alexandre, colega jornalista, escreveu essa obra brilhante e dedicou um capítulo inteiro a Rádio Fluminense FM. Pesquisador de primeira, ele usa fontes primárias em 90% das apurações e citações e são elas, as fontes primárias, segundo o mestre Hélio Silva, que certificam a qualidade de um livro de história.

Bem escrito, o que também é crucial, o livro nos situa em vários momentos dos anos 1980. Destaco, por exemplo, os capítulos sobre o movimento punk em São Paulo e Brasília quando o autor mergulha nos guetos das cidades e entrevista os principais atores.

A apuração e narrativa sobre a curta vida do movimento em Brasília aprofundam o relato pessoal de Dado Villa Lobos em seu ótimo e fundamental livro "Memórias de um Legionário" e também o demolidor "O Trovador Solitário", tratado definitivo de Arthur Dapieve sobre Renato Russo com um mergulho abissal no "cotidiano" punk da capital federal.

"Dias de Luta" que está na segunda edição e é um trabalho fundamental.

A versão em papel do livro está nas melhores livrarias, com suas robustas e muito bem escritas 440 páginas. A Amazon descreve assim o livro em sua sinopse: "Dias de Luta - o Rock e o Brasil Dos Anos 80" é o registro de um período único da música brasileira.
Na década de 1980, entraram em perfeita sincronia uma geração de artistas talentosos e uma indústria fonográfica ávida por novidades. Essa combinação, somada a um momento histórico propício a rupturas e recomeços, transformou o rock brasileiro em um fenômeno de massa inédito no país. Os jovens roqueiros tornaram-se popstars.
A música cosmopolita tomou conta das rádios e das TVs. O rock virou um grande negócio. A história do rock brasileiro dos anos 80, da ascensão à queda, é reconstituída com precisão pelo jornalista Ricardo Alexandre.



Comentários

Postagens mais visitadas